17 julho 2006

e o resto são cantigas!

nas variadíssimas casas que foram, e são, nossas, sempre se falou muito alto (ou não fossemos da beira-mar!) e sempre se cantou muito. cantava-se na nossa própria casa e na casa das avós e na das tés... [as tias, cá em casa, não são titis, nem tis! são tés!]
o nosso bisavô, então, era um cantarolador nato. as tardes passava-as a tamburilar os dedos (enormes, como ele!) no tampo da mesa da cozinha, e a cantar canções de sempre, muito antigas, de tricanas, albois e rossios, e outras coisas que tais.

mas uma das cançonetas nos há-de ficar para sempre na memória, e ainda a cantamos muitas vezes, normalmente no final das festangas e tainadas familiares, depois do cervejão começar a fazer efeito. aqui fica [assim de repente, até acho que me falta ali no meio uma estrofe, não, so?]:

era meia-noite e eu à porta sentado
já tudo dormia, só eu acordado
passa, de repente, uma moreninha
de saiinha curta, ó que bela perninha

pego na bengala e vou atrás dela
ao virar da esquina dou logo com ela
(bis)

você que me quer
ó seu atrevido
sou mulher casada
tenho o meu marido
(bis)

volto para trás, triste e pensativo
olha a moreninha
que já tem marido
(bis)

4 comentários:

Blogger blue disse...

Que seria de nós sem bonitas recordações do passado ainda presente? :)

segunda-feira, 17 julho, 2006

 
Blogger Tati disse...

Eu não sou de genebra, quer dizer que nao degenero?

Que lindo o 1º post. E bem vindas á casa nova

segunda-feira, 17 julho, 2006

 
Blogger so disse...

:D

acho que nao falta nada... e que, temos cervejao este fds? :)

tambem vou postar uma cantiga! hehe

terça-feira, 18 julho, 2006

 
Blogger calózita disse...

temos é chocos, conforme o solicitado! mas também podemos ter cervejão! proponho começar as cantorias da farra pela "mula da cooperativa"!

quarta-feira, 19 julho, 2006

 

Enviar um comentário

regressar